sábado, 14 de maio de 2011

Os Simpsons e a energia nuclear

INTERROMPEMOS A NOSSA PROGRAMAÇÃO SOBRE O ACIDENTE DE CHERNOBIL PARA UM PRONUNCIAMENTO IMPORTANTE:

É com grande satisfação que anuncio que o blog, com dois meses e meio de vida, ultrapassou a marca das 1.000 visualizações!

Obrigada pelo apoio, pessoal. Vamos comemorar isso com os Simpsons.



A série "Os Simpsons" é uma paródia satírica do estilo de vida da classe média dos Estados Unidos, simbolizada pela família Simpson na cidade de Springfield. Essa cidade age como um universo completo, no qual os personagens podem explorar os problemas enfrentados pela sociedade contemporânea. Em "Os Simpsons", o governo e as grandes corporações são entidades insensíveis que se aproveitam do trabalhador comum, os políticos são corruptos, os religiosos são indiferentes aos fiéis e a polícia local é incompetente.

A energia nuclear também é um tema recorrente desde a criação da série em 1989. Homer Simpson trabalha na Usina Nuclear de Springfield, onde as normas de segurança são satiricamente relaxadas. Ele é um Inspetor de Segurança Nuclear do setor 7G e constantemente adormece e negligencia os seus deveres. A cena de abertura retrata Homer saindo da central nuclear de Springfield com uma vareta de combustível nuclear presa a sua roupa, sendo esta, posteriormente, atirada pela janela do seu carro. O descuido da usina por parte de seu proprietário, Montgomery Burns, e de seus funcionários, muitas vezes põe em risco os moradores da cidade local. A planta nuclear aproximou-se do colapso várias vezes, quase explodindo pelo menos uma vez. Além disso, a usina normalmente se livra dos rejeitos radioativos despejando-os de forma ilícita em áreas de preservação ambiental ao redor da cidade. Ironizando ainda mais a situação, a série já mostrou o surgimento de peixes com três olhos e o despreparo das autoridades.


É interessante notar o contexto no qual a série foi criada. Em 1989, 10 anos após o acidente nuclear de Three Mile Island e 3 anos após o acidente nuclear de Chernobil, cresciam cada vez mais as manifestações contrárias à energia nuclear. A segurança das usinas era constantemente questionada e as melhorias implementadas como normas de segurança após o acidente de Chernobil ainda não estavam completamente em prática. Isso se reflete nas primeiras temporadas de "Os Simpsons" com episódios inteiros girando em torno da questão nuclear. Com o passar dos anos, no entanto, esse tema aparece cada vez menos na série, tornando-se apenas um detalhe no contexto da estória.


Esse tom satírico da série, ao invés de levar a uma reflexão mais profunda do tema, tem, muitas vezes, o efeito contrário: apenas constrói um conceito superficial e negativo da energia nuclear nos espectadores. Tanto é que após o acidente nuclear do Japão, diversas emissoras de TV na Suíça, Alemanha, Canadá, Áustria, Austrália e Japão anunciaram a censura de alguns episódios da série que fazem piadas sobre a energia nuclear (veja a notícia aqui).

Por favor, não me compreendam mal! Não defendo a censura, nem pretendo lançar um movimento boicotando a série. Pelo contrário. Adoro "Os Simpsons" e sempre que sobra um tempinho eu assisto. O lance, como sempre insisto quando o assunto é mídia, é olhar conscientemente e criticamente: é entender que os temas ali aparecem exageradamente ridicularizados e usar isso como ponto de partida para uma análise mais profunda (de preferência usando diversas fontes) que lhe permita construir sua opinião sobre o assunto.

Esse trecho do programa comemorativo dos 20 anos de "Os Simpsons" fala um pouco sobre a contribuição da série para a percepção da energia nuclear (em inglês):



Teremos ainda muitos posts futuros sobre rejeitos radiotativos, segurança nuclear e efeitos biológicos das radiações, assuntos recorrentes na série. Por ora, confiram alguns episódios que selecionei pra vocês. (os episódios foram retirados do site, mas fica a lista como dicas de episódios com o tema nuclear).

1. A odisséia de Homer - Primeira temporada, episódio 03 (Janeiro/1990).

2. Peixe de três olhos - Segunda temporada, episódio 04 (Novembro/1990).


3. Definindo Homer - Terceira temporada, episódio 05 (Outubro/1991).

4. Burns Compra e vende - Terceira temporada, episódio 11 (Dezembro/1991).

5. Marge arranja um emprego - Quarta temporada, episódio 07 (Novembro/1992).

6. Marge contra o monotrilho - Quarta temporada, episódio 12 (Janeiro/1993).


7. O inimigo de Homer - Oitava temporada, episódio 23 (Maio/1997).


8. Na onda do mar - Nona temporada, episódio 19 (Março/1998).


Para saber mais:

Portal Simpsons

Episódios de "Os Simpsons" on-line
Guia de episódios de "Os Simpsons"
The Simpsons 20th Anniversary Special - in 3-D! On Ice! - Parte 1, Parte 2, Parte 3, Parte 4 e Parte 5.

Nenhum comentário:

Postar um comentário