sábado, 24 de setembro de 2011

O Projeto Manhattan em filmes

J. R. Oppenheimer e Leslie R. Groves. 




Projeto Manhattan é o codinome do plano secreto dos Estados Unidos para desenvolver as primeiras bombas atômicas e representa a designação mais ampla para as pessoas, locais e recursos envolvidos na pesquisa atômica durante a Segunda Guerra Mundial.

O General Leslie R. Groves assumiu a gerência do projeto em 1942 e escolheu o físico J. Robert Oppenheimer, professor de Física teórica em Berkeley, como chefe das pesquisas. Em três anos, centenas de milhares de pessoas estiveram envolvidas com o projeto, que teve um orçamento de 22 bilhões de dólares atuais (ou 2 bilhões na época).

Embora o Projeto Manhattan tenha envolvido pesquisa e produção em diversos locais dos Estados Unidos (veja o mapa abaixo), e também do Canadá, cinco cidades merecem destaque:

1. Chicago, onde o físico italiano Enrico Fermi iniciou a primeira reação de fissão nuclear em cadeia auto-sustentada;
2. Oak Ridge, onde foi obtido o Urânio-235 para a bomba "Garotinho" ("Little Boy");
3. Hanford, onde foi obtido o Plutônio-239 para a bomba "Gordo" ("Fat Man");
4. Los Alamos, no Novo México, onde as bombas foram de fato projetadas e construídas e
5. Alamogordo, codinome "Trinity", local do teste da primeira bomba de plutônio.

Rede de Instalações e laboratórios de pesquisa do Projeto Manhattan. Fonte: Wikipedia.

Para descobrir os detalhes do Projeto Manhattan através de filmes, selecionei para vocês três documentários e um drama que retratam o assunto.

1. PROJETO MANHATTAN - MARAVILHAS MODERNAS

Sinopse: Este documentário revela passo a passo o projeto que mudou o mundo. Fornece uma visão geral do tema, desde os primeiros experimentos de fissão nuclear até o lançamento das bombas em terras japonesas.

Tempo de Duração: 45 min. (o aúdio não está muito bom, mas não encontrei nenhuma versão melhor)












2. AS CIDADES SECRETAS DA BOMBA ATÔMICA - MUNDOS PERDIDOS

Sinopse:  Através dos prédios e ruínas em Oak Ridge, o documentário reconstrói detalhes da participação crucial dessa cidade no Projeto Manhattan em sua busca pelo Urânio-235. As ruínas de Los Alamos também são investigadas.

Tempo de Duração: 45 min








3. AS FÁBRICAS SECRETAS DA BOMBA ATÔMICA - MUNDOS PERDIDOS

Sinopse: A participação de Hanford na obtenção do Plutônio para a bomba "Gordo" é investigada nesse documentário que aborda, além do Projeto Manhattan, a construção de bombas durante a Guerra Fria. Os locais de testes das bombas em Nevada e um silo, em Tucson, que guardava o míssil Titan 2, são visitados.

Tempo de duração: 45 min.








4. O ÍNICIO DO FIM (FAT BOY AND LITTLE MAN)

Sinopse: Durante a Segunda Guerra Mundial, no remoto deserto do Novo México, o "projeto Manhattan" está se materializando: a bomba atômica está sendo construída. Paul Newman vive o General Leslie Groves, o militar que comanda o poderoso projeto que vai produzir duas armas: "Gordo" e "Garoto". Dwight Schultz é J. Robert Oppenheimer, o brilhante cientista tentando tornar a impressionante missão uma realidade. Bonnie Bedelia, John Cusack, Laura Dern e Natasha Richardson co-estrelam este filme, que recria um dos capítulos mais marcantes da história (trailer em inglês abaixo).

Tempo de duração: 126 min.

Ano de Lançamento: 1989.




Para Saber Mais

Datas importantes do Projeto Manhattan (em inglês)

Os custos do Projeto Manhattan
(em inglês)

Um comentário:

  1. Excelente. Ainda por cima quadruplicou o número de fontes para o assunto nas aulas de Ciência, Tecnologia e Sociedade! :-)

    ResponderExcluir