terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

A tecnologia nuclear na campanha contra as DSTs

Na época do Carnaval, as campanhas contra a AIDS e outras DSTs ganham força. Aproveitando, então, esse embalo carnavalesco, vamos falar um pouquinho do papel da tecnologia nuclear nessa causa.

Você sabia, caro leitor, que os preservativos masculinos, vulgo camisinhas, são esterelizados através da irradiação com raios gama? Para isso, utiliza-se um irradiador gama industrial com o Cobalto-60 como fonte da radiação.


Essa fonte é instalada em uma câmara de irradiação com grossas paredes de concreto, que funcionam como blindagem, atenuando o escape de radiação da câmara.

Os produtos a serem irradiados são colocados em caixas ou "containers" e através de um monotrilho são conduzidos para o interior da câmara de irradiação, onde recebem a dose programada de radiação gama (veja a imagem e o vídeo abaixo).

Operadores qualificados controlam e monitoram eletronicamente a fonte de radiação e o tratamento dos produtos, através de um console situado fora da câmara de irradiação.

Fonte: MDS Nordion, Canadá - empresa fabricante de irradiadores. Retirada do site do CENA.

É importante mencionar que devido ao alto poder de penetração dos raios gama, esse processo de esterilização é feito com as camisinhas já embaladas. Além disso, como esse processo não gera resíduos, não há a necessidade de quarentena: as camisinhas podem ser utilizadas logo após a esterilização!

Além das camisinhas, muitos outros produtos são esterelizados com a irradiação gama: alimentos, produtos médico-hospitalares (luvas, seringas, agulhas, gaze, máscaras cirúrgicas, etc.), cosméticos, fármacos e medicamentos (inclusive suas embalagens), produtos fitoterápicos (como os chás, por exemplo) e até as turfas (substrato utilizado no plantio da soja).

No Brasil, já existem empresas que possuem irradiador próprio para esterilizar seus produtos, como a Jhonson & Jhonson, e outras que prestam serviços, como a CBE EMBRARAD.

No vídeo abaixo (em inglês), há um esquema do funcionamento de uma planta industrial de irradiação gama multi-propósito.




Para saber mais:

Equipamentos Utilizados para Irradiação de Alimentos e/ou Outros Materiais

Irradiação de Outros Materiais

Nenhum comentário:

Postar um comentário