domingo, 17 de junho de 2012

Empresas na Alemanha temem consequências de abandono da energia nuclear por parte do país

Fonte: Site da Eletronuclear (via Nucnet)

A maioria das empresas alemãs está preocupada em perder competitividade devido a um aumento nos custos de energia elétrica decorrentes da decisão do governo do país de abandonar a energia nuclear e investir em fontes renováveis. Essa é a conclusão de uma pesquisa feita pela Ernst & Young com 235 empresas privadas e públicas. A consulta foi encomendada pela Agência de Energia Alemã (Dena).

O relatório afirma que 60% das companhias consultadas esperam um aumento nos custos de produção devido aos preços crescentes da energia elétrica. Além disso, mais de 40% esperam uma deterioração significativa no fornecimento energético.

Segundo a pesquisa, a indústria alemã expressou grande preocupação em relação à legislação e à regulação do setor, à viabilidade econômica do suprimento de energia elétrica no país e à segurança energética. Há ainda uma grande discrepância entre o clima na indústria e nos círculos políticos, onde a visão da transição energética pela qual o país passará é muito mais positiva, afirma o documento.

Transição custará bilhões de euros

O governo alemão pretende investir bilhões de euros na matriz elétrica nacional, na medida em que o país se prepara para ser abastecido predominantemente por energia eólica e solar, além de novas usinas a carvão e gás, o que pode exigir subsídios públicos.

A coalizão governante no país marcou para 2022 a data de desligamento de todas as 17 usinas nucleares alemãs. Os sete reatores mais antigos, que foram desligados temporariamente depois do acidente de Fukushima Daiichi, e a usina de Kruemmel – que estava desligada desde 2009 devido a problemas técnicos – não voltarão mais a operar.

Seis outras unidades seriam desligadas, no máximo, até 2021. As três usinas mais novas – Neckarwestheim 2 (que entrou em operação comercial em 1989), Isar 2 (1988) e Emsland (1988) – seriam, por fim, desativadas em 2022. Mais informações podem ser encontradas no site da Dena.

Usinas nucleares na Alemanha: desligamento previsto de todas as usinas em 2022.
Legenda:
Barra amarela: início do funcionamento comercial
Barra laranja: término do funcionamento, devido à lei nuclear de 2002,
pelo governo anterior
Barra listrada: prorrogação do funcionamento, autorizado em 2010,
pelo governo atual (antes de Fukushima)

Ponto amarelo: em funcionamento
Ponto laranja: desligada


Posts relacionados

Aumenta exportação de eletricidade para Alemanha

Fornecedores apertados sem demanda nuclear


Dos fósseis aos renováveis: a difícil transição energética

Nenhum comentário:

Postar um comentário