terça-feira, 24 de julho de 2012

Nuclear no cinema: Chernobil - Sinta a radiação!

Está em cartaz nos cinemas brasileiros, desde o dia 20 de Julho, o filme de terror Chernobil - Sinta a radiação.

Roteirizado e produzido por Oren Peli de Atividade Paranormal, o filme conta a história de um grupo de jovens que, ao buscar um pouco de emoção durante as férias, viaja para o Leste Europeu, mais precisamente à cidade de Pripyat, abandonada após o acidente nuclear na usina de Chernobyl em 1986. Lá, eles se deparam com estranhos acontecimentos!


Veja o trailer do filme:




Mas, não se anime muito não, pois a crítica "caiu matando" no filme.

Segundo Roberto Guerra, Pripyat "é o cenário para a enxurrada de clichês que vem adiante para tentar arrancar sustos dos espectadores – o que consegue algumas vezes –, mas nada o suficiente para apagar a sensação de que estamos assistindo a mais do mesmo (...) O problema é que o cenário sombrio e cheio de possibilidades é mal aproveitado e a direção tacanha não consegue salvar o que um roteiro mal pensado já condenava ao fracasso (...) O enredo é bastante óbvio e abundante em incongruências narrativas que destroem aos poucos a credibilidade e realismo presente no início da trama (...) mais um filme de terror de baixa qualidade e nenhuma imaginação".

Luiz Zanin, outro crítico de cinema, concorda: o filme é "nada notável, em suma. Rotina".

Eu ainda não vi, mas acho que vou esperar chegar até as locadoras... e você leitor, já viu o filme?


Posts relacionados

Chernobil: 25 anos! Fatos e Mitos sobre o acidente nuclear - Parte 4

2º Festival Internacional de Filmes sobre Energia Nuclear

O cinema pós-traumático do Japão

2 comentários:

  1. Quando vi de relance o nome Chernobil em uma página de um jornal aqui de Piracicaba, até parei pra ler, achando que era alguma coisa séria, tipo documentário. Mas quando vi que se tratava de mais um destes filminhos de terror sempre iguais, nem dei muita bola. Quando eu comentei aqui mesmo sobre o documentário que você postou neste blog, disse que o cenário, cheio de lobos, daria um bom local pra um filme de terror, mas pelo trailer que vi aí em cima, acho que poderiam ter feito alguma coisa melhor em termos de suspense. O pior é que por causa destas histórias de ficção, devido à cabeça fraquinha da maioria dos jovens (e infelizmente eu tenho que dizer isso apesar de trabalhar na área da educação) é que isto pode criar um mito a respeito dos efeitos da radiação, que contribui ainda mais para o aumento da ignorância das pessoas sobre o assunto. Melhor que assistissem ao documentário sobre os lobos. E quero dizer que acho que não haveria mal nenhum em se fazer um filme de suspense no local, mas que ficasse um pouco menos longe da realidade e do possível, nada que sugerisse que haveria seres mutantes vivendo na região.
    Em resumo, não vou assistir este filme nem em DVD, porque tem jeito de ter um enredo muito fraco.
    Estes tipos de filmes, para mim, não se parecem com nada que já não tenhamos visto antes, e por causa disso estão se tornando sem graça.
    Odeio pegar um filme na locadora, e no final ficar com aquela sensação de arrependimento.
    Se me permite,daria a você uma sugestão: Não perca seu tempo também.

    ResponderExcluir
  2. Jairo,

    bem lembrado sobre o impacto negativo que filmes como este podem ter na percepção pública da radiação!

    Na década de 70, por exemplo, o filme "Síndrome da China", lançado nos cinemas alguns dias antes do acidente de Three Miles Island, nos Estados Unidos, contribuiu bastante para ASSUSTAR a população, abalando a opinião pública da energia nuclear na época.

    Agradeço a sugestão de evitar o filme, mas acho que mais cedo ou mais tarde eu terei que vê-lo... por causa do blog, já têm pessoas me perguntando o que eu achei do filme!!!

    ResponderExcluir